FOSSA SÉPTICA
O sistema de tratamento visa atender ás exigências Estaduais e Municipais, bem como às normas de dimensionamentos, as NBR 7.229/93 e NBR 13.969/97 da ABNT.
BIOFOSSA
Compõe de Decanto-digestor (Fossa Séptica) seguido de filtro biológico anaeróbio: associa, em série, um reator resistente às variações do afluente sobre a parcela dissolvida dos esgotos; dispensa pré-tratamento; tem operação esporádica, e não requer operador especializado; tem partida imediata, com bom funcionamento desde o início; absorve choques tóxicos e de sobrecarga com rápida recuperação; e não perde eficiência em longo prazo, ocupam pequenas áreas; produzem pouco lodo, estabilizado; não consomem energia; não necessitam de equipamentos eletromecânicos; e requer construção e operação muito simples, necessidade apenas de disposição final do lodo. Mostra as funções dos reatores associados no sistema e demonstra que o mesmo pode operar com eficiência da ordem de 80% na remoção de DQO total, 70% na remoção da DQO solúvel e 90% na remoção de Sólidos Suspensos.
FILTRO ANAERÓBIO
O decanto-digestor produz um efluente razoável que, no entanto, pode necessitar um pós-tratamento, dependendo do destino. Atualmente, é comum a associação com filtros biológicos anaeróbios de leito fixo. Os filtros anaeróbios são reatores biológicos de lodo ativo sobre a fase líquida, com biomassa aderida a um leito fixo. O fluxo dos esgotos através do lodo ativo, retido no biofilme e nos interstícios do material suporte, propicia maior eficiência na remoção da matéria orgânica dissolvida nos esgotos. Portanto, embora possam ser utilizados como unidade principal do tratamento dos esgotos, são mais adequados para pós-tratamento (polimento). Certamente estarão mais bem associados quando precedidos de um reator que retenha sólidos decantáveis, como o decanto-digestor, promovendo eficiência complementar. Têm eficiência bem distribuída em todo o leito, com participação tanto do biofilme aderido ao suporte como do lodo acumulado nos interstícios.
Com o meio filtrante NÃO Á MANUTENÇÃO, pois não é necessário o uso de pedras ou britas 4/5 no filtro anaeróbio.
Disposição Final do Efluente+
Para disposição do esgoto tratado, o efluente final será disposto no terreno, através de sumidouros ou conectado a rede pública local.